quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Juazeiro fabricava rádio nos anos 60

Esta foto mostra uma relíquia que faz parte da história da indústria juazeirense. É um rádio Transmak que era fabricado pela IESA-Indústria Eletromáquinas S.A., a primeira fábrica de rádio instalada na região do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte. Ela fazia parte do Projeto Morris Azimov, cuja história é resumida a seguir através de uma pesquisa do nosso Diretor de Arquivo e Circulação, Renato Casimiro. 
O Projeto Morris Asimov foi implantado no Cariri em decorrência de um acordo entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade da California, USA, em 1961, patrocinado pela agência USAID. O interesse da UCLA em realizar este projeto em países subdesenvolvidos era, inicialmente voltado para a Índia. Mas, o então reitor Antonio Martins Filho convidou o prof. Morris Asimov para vir conhecer o Ceará e, especialmente o Cariri. Ele ficou tão entusiasmado que decidiu esquecer a Índia e mudar o projeto para o Cariri, particularmente Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. A UFC criou em 1962 o PUDINE, Programa Universitário de Desenvolvimento Industrial, com o qual montou uma equipe técnica de agrônomos, economistas, administradores, engenheiros, sociólogos, etc., com o objetivo de levantar as vocações industriais da região. As empresas do Projeto Asimov foram sendo formuladas: Cecasa - Cerâmica do Cariri S.A. (em Barbalha, a mais longeva do Projeto); IMOCASA - Indústria de Moagem do Cariri S.A. (em Crato, indústria de moagem de milho); CIMASA - Companhia Industrial de Mandioca S.A. (em Crato, indústria de farinha e polvilhos de mandioca); IESA - Indústria Eletromáquina S.A. (em Juazeiro do Norte, indústria de rádios e motores); LUNASA - Luna S.A. (em Juazeiro do Norte, fábrica de calçados de couro e artefatos). Duas pessoas se destacavam na IESA: Moacir Almeida, filho de Pimpim Almeida, que era o Diretor; e os irmãos Ian e Antinus de Sousa Carvalho que eram engenheiros eletrônicos, responsáveis técnicos. 

(O rádio mostrado na foto pertencente a Péricles, o popular Pekão, filho de Francisco José da Silva, dono da antiga Life Propaganda).


Um comentário: