sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Folha de Juazeiro escolhe os Melhores do Rádio de 1969

No dia 11 de janeiro de 1970 o jornal Folha de Juazeiro circulava em edição especial com matéria exclusiva sobre a escolha dos Melhores do Rádio de Juazeiro em 1969. A escolha dos Melhores foi coordenada pelo colunista JOMAR (pseudônimo de José Maurício Xavier). Por se tratar de matéria hoje histórica ela tem tudo para figurar neste blog que mostra o que aconteceu em Juazeiro do Norte nos Anos 60. Este exemplar histórico da Folha de Juazeiro  chegou a nossa Redação através de uma doação do cronista esportivo Wilton Bezerra que teve a gentileza de nos presentear. Abaixo publicamos a matéria escrita por JOMAR na sua forma original:

Hoje estamos circulando em edição especial. Isto se deve a nossa iniciativa de escolher os melhores do Rádio Juàzeirense em 1969. O nosso propósito é única e exclusivamente prestar uma justa homenagem aos radialistas que, de uma maneira ou de outra, contribuíram com o seu esforço e trabalho, para o engrandecimento do Rádio Juazeirense. Queremos aqui, fazer uma ligeira exposição do critério adotado para a escolha e, ao mesmo tempo, justificar os nomes escolhidos. Para que não houvesse injustiças, resolvemos fazer uma lista com 10 itens e quem obtivesse a maioria de pontos seria o escolhido. Deixamos de lado a amizade ou interesses pessoais e procuramos ser o mais honesto possível. Se por acaso alguém se achar injustiçado, a culpa não foi nossa, o fato deveu-se únicamente a sua fraca atuação ou não obtenção dos pontos necessários.
O primeiro nome da lista é Coelho Alves, que além de ter sido o Melhor Locutor, foi considerado o Melhor Apresentador. Os seus méritos são por demais conhecidos e a escolha não merece maiores esclarecimentos.
Geraldo Batista já é um nome bastante conhecido. Rapaz novo, esforçado, desde o começo da sua carreira, pintava como um futuro "cobra" em rádio.. Dono de uma vóz sonora, cheia, radiofônica, Geraldo se adaptou perfeitamente a especialidade que adotou: Locutor Noticiarista. Sendo humilde em sua profissão e querendo aperfeiçoar-se ainda mais, sempre procurou ouvir os grandes noticiários do Rio e São Paulo, procurando assim melhorar o seu padrão. É, sem favor, o melhor no setor.
João Sobreira ê outro de quem não se precisa falar muito. A sua atuação frente ao microfone é conhecido de todos e não é preciso gastar palavras com justificativa, já que todos conhecem os seus méritos como animador de estúdio.
O problema dos Disc-jockeys no nosso rádio é um dos que temos batido mais. Praticamente, êles apenas se limitam a ler as cartas dos ouvintes e rodar as músicas pedidas. Não sabem o que significa ser disc-jockey. Pensam apenas em dar o seu recado e agradar os ouvintes, esquecendo-se que, ao agirem assim, estão apenas prestando desserviços àqueles que ouvem os seus programas. Ser disc-jockey é antes de tudo, procurar orientar os ouvintes, rodar aquelas musicas  que, alem de agradar a todos, dêem uma contribuição no sentido de melhorar o gosto musical destes ouvintes. Quem melhor se prestou neste setor, foi Wilton Bezerra e por isto, foi considerado o melhor.
O maior trabalho do colunista nesta encolha, foi o da turma que faz futebol. Como sabemos, até hoje ninguém conseguiu chegar a um acôrdo sobre o esporte bretão. Cada pessoa, cada brasileiro, acha que é um expert no assunto e vive botando banca. O mesmo acontece com os ouvintes. Se simpatizam com um narrador, ou com um comentarista, acham que êle é o maior, que o outro não vale nada... Infelizmente, ou melhor, felizmente para nós, possuímos duas boas equipes esportivas no nosso Rádio. Durante anos a Equipe da Rádio Iracema foi absoluta no interior cearense A equipe comandada por José Boaventura foi inclusive, elogiada na capital por seu excelente trabalho, e ainda hoje é uma senhora equipe. E por isto mesmo, contribuiu e muito, para que a equipe da Progresso, vendo e seguindo o exemplo, procurasse melhorar e concorrer de igual para igual. Assim, com esforço e dedicação do Sr. Francisco Silva e do Sr. Wilton Bezerra, a equipe de esporte da Progresso foi melhorando, conseguindo audiência e chegou a ser igual a da sua concorrente. Hoje, em sã consciência, não podemos afirmar qual das duas é melhor. Para este colunista, as duas estão empatadas. Daí, o nosso trabalho em escolher os melhores. A única saída foi analisar o trabalho individual, tanto dentro como fora do Rádio. Assim sendo, a escolha para narrador, recaiu em Francisco Silva, não por ser melhor do que Luiz Carlos (os dois são excelentes), mas pelo seu trabalho em prol do soerguimento da equipe a qual pertence. Quanto ao comentarista o trabalho não foi menor. Optamos por Wilton Bezerra pelos seguintes motivos:
a) Sua maior atuação frente ao microfone
b) Durante o ano que passou, foi talvez o jornalista juàzeirense que mais escreveu para os jornais da cidade e da capital.
c) Seus comentários tiveram maior repercussão, principalmente quando dos jogos entre o nosso selecionado e o de Crato.
Ao par disto tudo, sabe falar uma linguagem simples, objetiva e de fácil assimilação pelos ouvintes.
Quanto ao repórter esportivo a escolha é óbvia: Paulo Duarte. Além de fazer boas reportagens dentro das quatro linhas, auxiliando muito bem os seus companheiros, realiza um bom trabalho de redação dos programas esportivos de sua emissora.
Finalmente, a escolha do melhor redator de notícia recaiu sobre Erivan Xavier. Responsável pelo setor d notícias nacionais e internacionais da Progresso, revelou-se como um bom escuta e sua redação é a melhor do rádio juàzeirense.
Com esta explanação  esperamos ter dado, de um modo geral, uma satisfação aos leitores e dizer da nossa honestidade nas escolhas. Aqui não procuramos agradar a quem quer que seja. Se alguém se julgar injustiçado, procure fazer um exame de consciência e se acha que tem razão, melhore ainda mais, pois na próxima escolha, prometemos incluir seu nome na lista dos melhores.
E por hoje é só. Até próximo.
Maurício Xavier – Jomar

Francisco Silva – Melhor Narrados Esportivo
Começou na Rádio Iracema de Juazeiro como controlista e depois como locutor esportivo, de onde se transferiu para a Emissora Rural A Voz de São Francisco em Petrolina Pe. No ano que passou, foi contratado pela Progresso, que sentia a falta de um bem narrador esportivo. Fez um notável trabalho, conseguindo com os seus companheiros levar a equipe da Progresso a alcançar a posição de destaque que ora possui. Mercê do seu grande esforço e dedicação ao futebol local e ao soerguimento da sua equipe, mereceu o título de Melhor Narrador Esportivo em 69.

Wilton Bezerra – Melhor Comentarista Esportivo
Apesar de contar apenas 21 anos, já é um veterano em rádio. Trabalhou na Educadora e na Araripe do Crato, onde foi técnico de som e auxiliar na produção de programas esportivos e humorísticos. Está na Progresso desde a sua fundação, tendo, inclusive, ocupado até recentemente, o cargo de Diretor artístico. É disc-jockey, discotecário, assessor comercial, além de comentarista-chefe da Equipe Esportiva. Seu grande defeito é falar sempre a verdade, o que já lhe deu alguma dor de cabeça e noites sem dormir. Seus comentários obtêm sempre repercussão e, no ano de 69, foi quem mais escreveu para as páginas de espertes em jornais da cidade e da capital.

Erivan Xavier – Melhor Redator de Notícias
Começou no CRP  onde se destacou com seu trabalho. Era sempre interpelado por que não fazia rádio, dado a sua bôa atuação na "Rádio  do  Darin".   Somente em 69 ingressou na Progresso, onde faz  de tudo pouco. Disc-jockey, locutor, apresentador e redator de notícias. Foi justamente neste setor  que se destacou, dado o seu bom trabalho redacional a frente do Jornal Progresso no Ar.

Wellington Oliveira – Melhor Controlista
È o tipo do rapaz esforçado. Ingressou na Progresso como aprendiz de controlista e já no terceiro dia de trabalho, fazia o seu primeiro programa sem a assistência de Roterdan Martins, que foi o seu professor. Encarregado de transmissões externas, tem sabido dar "aquele som", fazendo inveja a muito entendido.. Além de controlista, ainda participa de programas humorísticos como comediante, sendo até razoável rádio ator.

Coelho Alves – Melhor Locutor
Sua vida artística é um livro aberto. Todos conhecem aquele que fazia do CRP, "a única emissora de rádio do mundo em circuito fechado". Quem não se lembra dos famosos programas de auditórios apresentados pelo ''Mestre" (como carinhosamente 0 chamam os seus comandados?) Está na Iracema desde a sua fundação, onde ocupa o cargo de Diretor Gerente. Tem sido um dos mais eficientes homens do Rádio caririense, mercê de memoráveis campanhas empreendidas a favor de nossa cidade. Pode e deve ser considerado o Mestre do Rádio Juàzeirense; E sem favor algum.

João Sobreira – Melhor animador de Estúdio
Filho de tradicional família, começou a carreira no Serviço de Alto Falantes  Juvenil que existiu na atual Praça Cel. Humberto Bezerra. Daí foi levado a Progresso, começando como apresentador do programa Juventude Brasa. Depois, passou a fazer o programa de forró, já conhecido em todo Cariri. Fez também rádio-teatro e shows humorísticos. Da Progresso foi para a Iracema (onde continua até hoje). È quem recebe o maior número de cartas de ouvintes, chegando inclusive a receber inúmeros presentes dos seus fans. Gosta de poesias (e as faz bem), de eletrônica, de música jovem, de cinema e adoraria fazer teatro como profissional.

Geraldo Balista – Melhor Locutor Noticiarista
Sua primeira experiência com o microfone foi no serviço de alto-falantes Uirapuru e sob a direção de Iderval Pedroso. Trabalhou também no Saci, onde recebeu de Pedro Duarte, as lições que o iriam ajudar na sua futura vida profissional. Sua primeira emissora de rádio foi a Progresso, onde com a saída de Carlúcio Pereira, passou a ser o primeiro locutor. Na Progresso aconteceu um fato interessante: o seu primeiro teste, não sabe se foi aprovado, pois não recebeu nenhuma comunicação. Finalmente, em 1968 fez outro teste e foi aprovado. No fim do ano passado, resolveu ingressar na Iracema, onde se sente muito bem, pois os seus colegas o tratam com o maior carinho. Já recebeu propostas para trabalhar em outros Estados, mas prefere, pelo menos por enquanto, permanecer em Juazeiro. Em 1968 foi agraciado com o título de Melhor Radialista, numa promoção da Câmara Junior.

Sousa Menezes – Melhor Cronista
Intelectual dos mais conhecidos no Cariri, desfruta de grande prestígio nos meios sócio-culturais da região. Diretor de relações públicas da Prefeitura Municipal, é um profundo conhecedor da problemática regional, aplicando todos os seus conhecimentos na feitura de suas belas crônicas. É o comentarista oficial da Iracema.

Paulo Duarte – Melhor Repórter Esportivo
Começou no serviço de Alto-falante Saci como locutor do serviço volante, tendo logo a seguir, passado para o quadro de locutores comerciais daquela organização. Em 1969 foi convidado por José Boaventura para integrar a Equipe Esportiva da Iracema, onde se encontra até hoje. Eventualmente como reporte de campo, substitui os titulares na narração ou comentários dos jogos. Esta é a segunda vez que recebe título de melhor repórter. É locutor comercial e ainda redator de esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário