terça-feira, 20 de março de 2012

No tempo em que Juazeiro tinha fábrica de doce

Na década de 60 Juazeiro do Norte tinha uma fábrica de doce cujos produtos eram bastante apreciados pela população local e também dos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Maranhão, para onde eram exportados. Era a Fábrica de Doces Boa ideia, do Sr. Pedro Bezerra da Silva (visto na foto ao lado). A fábrica produzia doces de banana e goiaba e estava localizada na Rua Senhora Santana. Quem morava perto da fábrica ainda hoje recorda com saudade o cheiro de frutas que se expandia pelos arredores, denunciando a sua presença.  Seu Pedro é pernambucano de Caruaru, tendo chegado em Juazeiro, para morar, em 1962. Pouco tempo depois instalou a fábrica que em 1980 foi vendida ao Sr. Viana Neto, e pouco tempo depois, fechada. 

3 comentários:

  1. Que coincidência maravilhosa! Ontem eu estava escrevendo um poema sobre a feira do capim. Lembrei dos ciganos, parques, circos que por lá passaram. Dos aviõezinhos que voam aos domingos. Depois veio o Centro Cultural José Teófilo Machado na metade do terreno, na outra metade, a praça Senhora Santana.Anos mais tarde, uma fábrica de doces: a Boa Ideia. Está em Santidade e Loucura à Beira do Rio Salgadinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel e demais leitores do blog. Agradeço pela lembrança da Fábrica de doces Boa Idéia e do meu avô, Pedro Bezerra.
    Nela, ainda bem criança, brinquei entre os tachos de doce e aprendi a enrolar mariola. Agora, mais de 30 anos após, você me fez lembras os grandes tachos de doce e a enorme caldeira. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Que iniciativa legal, Walker! Gostei da postagem, é sempre interessante conhecer um pouco mais do que já foi Juazeiro! Vou acompanhar as próximas!

    ResponderExcluir