Na década de 60 Juazeiro do Norte tinha uma fábrica de doce cujos produtos eram bastante apreciados pela população local e também dos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Maranhão, para onde eram exportados. Era a Fábrica de Doces Boa ideia, do Sr. Pedro Bezerra da Silva (visto na foto ao lado). A fábrica produzia doces de banana e goiaba e estava localizada na Rua Senhora Santana. Quem morava perto da fábrica ainda hoje recorda com saudade o cheiro de frutas que se expandia pelos arredores, denunciando a sua presença. Seu Pedro é pernambucano de Caruaru, tendo chegado em Juazeiro, para morar, em 1962. Pouco tempo depois instalou a fábrica que em 1980 foi vendida ao Sr. Viana Neto, e pouco tempo depois, fechada.
Que coincidência maravilhosa! Ontem eu estava escrevendo um poema sobre a feira do capim. Lembrei dos ciganos, parques, circos que por lá passaram. Dos aviõezinhos que voam aos domingos. Depois veio o Centro Cultural José Teófilo Machado na metade do terreno, na outra metade, a praça Senhora Santana.Anos mais tarde, uma fábrica de doces: a Boa Ideia. Está em Santidade e Loucura à Beira do Rio Salgadinho.
ResponderExcluirOlá Daniel e demais leitores do blog. Agradeço pela lembrança da Fábrica de doces Boa Idéia e do meu avô, Pedro Bezerra.
ResponderExcluirNela, ainda bem criança, brinquei entre os tachos de doce e aprendi a enrolar mariola. Agora, mais de 30 anos após, você me fez lembras os grandes tachos de doce e a enorme caldeira. Obrigada!
Que iniciativa legal, Walker! Gostei da postagem, é sempre interessante conhecer um pouco mais do que já foi Juazeiro! Vou acompanhar as próximas!
ResponderExcluir